A delicadeza do amor (La Délicatesse) é um filme de 2011, dirigido por David e Stéphane Foenkinos, e pode ser classificado entre romance e comédia.
Não poderia ter título melhor. O filme retrata a delicadeza das relações humanas e de como a vida é imprevisível, sensível e bela. De uma maneira mais poética, poderia dizer que esse filme enche minha alma de flores, das mais diversas cores, formas e aromas.
A atuação de Audrey Tautou, na pele de Nathalie Kerr, é excepcional e dispensa palavras. Me surpreendi bastante com o ator francês François Damiens, do qual apenas conhecia o trabalho em Le Petit Nicolas. François consegue transformar sua personagem de maneira gradativa durante o filme conforme vamos conhecendo o Markus Lundl.
A trilha sonora fica por conta da francesa Emilie Simon, minha cantora preferida desde 2003, que deixou o filme mais belo ainda. Com canções do disco Franky Knight, também de 2011, estabelece um aspecto singular às cenas. A música principal é Mon Chevalier, que é agradável de se ouvir e com uma letra notável. Vale a pena se encantar:
A frase mais bela do filme é quando Markus diz: “Elle me permet d’être la meilleure version de moi même.” Ela me permite ser a melhor versão de mim mesmo). Enfim…Um ótimo filme repleto de sutilezas, delicadezas e pequenos gestos e olhares que enchem o coração de todas as emoções possíveis. . Recomendo!