Livros

Livros e capítulos em livros

  1. Religião, corporeidade e direitos reprodutivos – outras vozes dentro da fé cristã – Angelica Tostes & Claudio Ribeiro Falar de “Religião, Corporeidade e Direitos Reprodutivos” é tarefa urgente em nosso complexo tempo de avanços e retrocessos neste campo, sobretudo quando se trata dos usos, desusos e abusos da religião em relação aos corpos das mulheres. O livro tem a proposta de ampliar o debate acerca dessa temática a partir de olhares dos cristianismos.

 

Religiao e corporeidade

 

 


2. Religião, Diálogo e Múltiplas Pertenças – Angelica Tostes & Claudio Ribeiro

Esta obra que ora apresentamos contém análises de pesquisadores e pesquisadoras de certo destaque no cenário acadêmico sobre as experiências de dupla ou múltipla pertença religiosa, dentro do quadro de valorização do pluralismo. Tais vivências são muito mais abundantes do que se imagina, possuem conexões com variados aspectos do quadro cultural brasileiro e ainda não encontram a atenção e a visibilidade devidas por partes dos setores sociais, religiosos e acadêmicos e outros grupos interessados no campo das espiritualidades e no estudo da religião.

capa


 3. Religiões e Intervenção Política: múltiplos olhares – Angelica Tostes & Claudio Ribeiro

Este livro apresenta análises de pesquisadores e pesquisadoras de certo destaque no cenário acadêmico sobre a relação entre religião e política no Brasil, vista a partir de diferentes tradições religiosas. As abordagens dos temas foram feitas com a indicação de elementos religiosos e teológicos e de bases conceituais e doutrinárias de distintas tradições religiosas que fundamentam intervenções sociopolíticas críticas, pautadas pela paz e pela justiça. Ao mesmo tempo, a maioria das análises traz também uma descrição das práticas sociais mais significativas de cada grupo religioso em questão e um balanço de como tais grupos religiosos atuaram e atuam politicamente na sociedade, incluindo a diversidade de perfis e das suas formas de atuação. Esperamos que a obra contribua com novos saberes e com outras dimensões teológicas para a discussão dos principais temas que relacionam religião e política. A importância e o destaque da temática podem gerar um aprofundamento das questões, tanto aquelas específicas sobre o tema deste livro como outras que marcam o cenário do complexo e instigante debate sobre religião no Brasil.

87034012_10207016230880073_5056534331237859328_o

 



3.  Capítulo: TOSTES, Angelica. “Uma jovem inquieta diante da teologia latino-americana” in RIBEIRO, Claudio. “Teologia Protestante Latino-Americana: um debate ecumênico” . Ed. Terceira Via, 2018

O seguinte capítulo tem como objetivo explanar sobre a teologia érotica protestante, com as seguintes teólogas latino-americanas: Marcella Althaus-Reid e Nancy Cardoso.

511rxoCvidL._SX342_BO1,204,203,200_

 


 

4. Capítulo: TOSTES, Angelica. “Entre desejos impossíveis: Fire e o cinema pós-colonial de Deepa Mehta” in DUNKER, Christian L.; RODRIGUES, Ana L. Cinema e Psicanálise – Vol 7: Cinema Pós-Colonial. Ed. Nversos, 2019.

Esse capítulo aborda o cinema diaspórico de Deepa Mehta no filme Fire (1996) a partir dos referênciais pós-coloniais. Podem os corpos subalternos desejar? Podem os corpos subalternos gozar? Podem os corpos subalternos das mulheres desejar e gozar?

livro


5. TOSTES, Angelica. “Múltiplas pertenças, identidades e o diálogo Ocidente-Oriente no Pós-Colonialismo” in TOSTES; RIBEIRO. Religião, Diálogo e Múltiplas Pertenças. São Paulo: Annablume Editora, 2019

Angélica Tostes analisa, a partir de suas pesquisas, mas sobretudo de suas vivências inter-religiosas, as nuances do encontro entre Oriente e Ocidente, compreendendo-as sobre os diferenciais de poder nessa relação colonial. Além disso, a autora aborda, a partir da contribuição de renomados autores e autoras, a história e o conceito do chamado Orientalismo. Ela destaca dois aspectos importantes no contexto inter-religioso: i) a crítica ao diálogo inter-religioso quando este representa uma mesa de elite; ii) e a relação complexa entre identidades fixas, negociações e múltipla pertença religiosa. Angélica também indica novos ares para o diálogo inter-religioso, para que ele possa romper com barreiras institucionais e ser construído na concretude da vida e nas relações do cotidiano. As múltiplas pertenças religiosas acabam por desestabilizar o diálogo inter-religioso institucional.

capa